18/12/2012

Guerreiro Viking



Tutorial - Busto Guerreiro Viking

Um poco da História dos VIKINGS 
O termo viking (do nórdico antigo víkingr) ou viquingues é habitualmente usado para se referir aos exploradoresguerreiroscomerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até meados do século XI.
Esses vikings usavam seus famosos navios dragão para viajar do extremo oriente, como Constantinopla e o rio Volga, na Rússia, até o extremo ocidente, como a Islândia,Groenlândia e Terra Nova, e até o sul de Al-Andalus. Este período de expansão viking - conhecidos como a Era Viking - constitui uma parte importante da história medieval da EscandináviaGrã-BretanhaIrlanda e do resto da Europa em geral.
As concepções populares dos vikings geralmente diferem do complexo quadro que emerge da arqueologia e das fontes escritas. A imagem romantizada dos vikings como bons selvagens germânicos começaram a fincar suas raízes no século XVIII e isso evoluiu e tornou-se amplamente propagado durante a revitalização viking do século XIX. A fama dos vikings de brutos e violentos ou intrépidos aventureiros devem muito ao mito viking moderno que tomou forma no início do século XX. As atuais representações populares são tipicamente muito clichês, apresentando os vikings como caricaturas. Eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.

Passo a Passo da Criação 

Criei esse busto de um guerreiro Viking, e a seguir vou mostrar o passo a passo do início da modelagem até a produção do molde com a finalização em resina:

Material usado para a modelagem:

Forno de Luz
Clay- Extra Firm
* Ferramentas Dentais e Estecas para escultura.


Clay - Essa massa precisa ser aquecida para poder trabalhar com ela, porque na sua temperatura normal  ela é muito dura.
Esse tipo de massa é pra fazer uma matriz, e não uma peça final, nesse caso é preciso tirar o molde da mesma.



Forno de Luz -  Onde você vai aquecer a sua massa (Clay), esse forno eu mesmo fiz, montei uma caixa de MDF resistente e fiz um buraco para entrar o bocal de Luz, se conseguir perceber na foto, eu coloquei algumas folhas térmicas para concentrar o calor.





Essas são as  ferramentas mais uteis para você trabalhar com esse tipo de material.





Início do Viking:



















VÍDEO






Preparando o Molde


Material de uso: Plastilina, manta de fibra de vidro, resina de poliéster, thinner, trincha, vaselina sólida, borracha de silicone, catalisador e algumas sobras de objetos para facilitar o processo.
Nesse primeiro passo vou  preparar a cama do molde com plastilina para fazer o bloco de fibra de vidro, esse processo vai ajudar a  prolongar o tempo de vida do molde, após esse passo vamos preparar a borracha de silicone...



Primeira parte do molde, coberto com a resina de vidro.


Borracha de silicone, resina cristal e carga!!!
Vamos trabalhar...
Molde bi partido com fibra de vidro e silicone concluído.















Pintura (1) Ouro Envelhecido


Pintura (2) Metalizado 


Finalizado com 26cm

FIM!

12 comentários:

  1. Clay Extra Firm é melhor para modelar? achei a clay medium um pouco difícil, ela é muito macia sempre danifico a escultura e não consigo um resultado bom.

    Esse Viking ficou foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Junior por ter gostado, em breve postarei o passo a passo do molde até a finalização em resina.
      Então eu gosto de trabalhar com clay mais dura, é melhor para definir detalhes na escultura, mas é você que vai identificar a melhor dureza para o seu trabalho, tem artistas que preferem a massa mais macia.

      Excluir
    2. Seria ótimo esse tutorial, fiquei confuso na parte de molde tem a resina e pvc não sei bem a diferença, eu cheguei a ver um outro tutorial aqui e tinha umas ferramentas dentais, eu a achei pra comprar porém elas tem numeração, quais seriam mais apropriadas? Depois vou testar todas as clays pra ver em qual me identifico melhor.

      Abraço!

      Excluir
    3. Eu uso algumas dentais, mas a espátula número 7, vai ter mais utilidade, e principalmente as estecas de arame,espero ter ajudado.

      Excluir
  2. fiquei meio confuso estou fazendo alguns trabalhos com argelina da dim clay eu posso usar o mesmo materia para fazer os moldes e quais produtos uso para fazer a arte final abç

    ResponderExcluir
  3. Para fazer os moldes, eu usei plastilina para a cama do molde e borracha de silicone, a peça final resina!

    ResponderExcluir
  4. Qual tipo de resina voce usou para fazer o viking inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você não faz mais? você tem muito talento

      Excluir
    2. Yuri, infelizmente estou parado, apareceu uma alergia na minha mão por uso de alguns materiais, estou tratando, mas em breve voltarei a brincar.

      Excluir
  5. Excelente trabalho!! Parabéns!! Tem algum vídeo , com um tutorial completo pra fazer o molde?

    ResponderExcluir
  6. Caraca voce e muito bom !
    Sabe tenho acompanhado o mundo das esculturas ha um.bom tempo inclusive assisto videos do calytrix ja estudei sobre as clays, criei uma base para escultura porem nao fui alem disso pois nao sabia como começar , nao encontrei as ferramentas necessárias. Enfim o que vc sugere para uma pessoa sem rumo como eu ?

    ResponderExcluir