14/02/2012

PASSO A PASSO - JIRAIYA - NARUTO


Tutorial Básico
Esses são os materiais básicos para que você possa modelar uma miniatura de epóxi!
(durepóxi, arame, sacola plástica, fita crepe e uma base )
 
Pegue um arame, e com o alicate modele até chegar nesse modelo, esse exemplo vai ser o Jiraiya. Mas lembre-se, estude bem seu personagem essa parte faz muita diferença, ela  vai determinar o tamanho e o movimento da sua escultura.
Pegue a sacola plástica, pode ser também papel alumínio, mas nesse caso estou ajudando o meio ambiente (Reciclagem), então enrole no arame por partes,  prenda com a fita crepe para que fique bem firme.
Pronto! Agora vamos prender a estrutura na base, no meu caso estou usando uma base de acrílico, pode ser feita também com madeira ou outro material de sua escolha, que de para prender com firmeza sua peça.
Fure a base e coloque as duas pontas do arame das pernas no buraco feito, embaixo cole com epóxi para prender totalmente, use um pouco pra cada furo, o suficiente  para que a estrutura fique bem firme, lembrando que para a madeira ou pedra será feito diferente, o furo não ultrapassa o outro lado! Em breve farei um passo á passo com uma base de madeira.

Você tem ferramentas? É bom ter, vai te ajudar a ter mais precisão para modelar e fazer detalhes e textura, eu gosto dessas ferramentas dentais, fácil de achar e não são caras.
Agora estamos prontos! Vamos modelar?
Misture um pouco de durepóxi  em partes iguais até formar uma cor bem cinzenta e comece a modelar,  estude bem o personagem que você vai fazer, especialmente anatomia, movimento, detalhes que fazem a diferença, pesquise outras fontes de informação, nos sites,  blogs, fotos, videos... 
Agora divirta-se!!!





Pronto, agora você já deve ter acabado de modelar seu personagem, vamos pintar? 
eu gosto de usar a tinta acrílica, mas pode ser outros tipos de tintas, o epóxi pega vários tipos, estude um pouco de técnicas para pintura, vai te ajudar.




Espero que tenham gostado, obrigado! 

Tutorial em modelagem em Clay até a finalização em resina:

Busto Guerreiro Viking

http://rdminiaturas.blogspot.com.br/2012/12/guerreiro-viking.html






14 comentários:

  1. Olá,

    Obrigada pela visita ao meu blog. Vim ver o seu site. Gostei muito do seu tutorial. Vou experimentar qualquer dia usar a sacola plástica. Costumo usar papel laminado amassado. Também dá certo. Só não entendi porque vc começa de baixo pra cima. Eu faço de cima pra baixo. Coloco a base por último, quando já está tudo pronto. Deixo um pedaço mais ou menos comprido de arame nos pés e só depois que a figura está pronta é que eu coloco na base e corto o excesso com um alicate.

    Leila Franca

    ResponderExcluir
  2. Como eu já monto ele direto na base, prefiro fazer de baixo pra cima por causa do peso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. adorei...eu estou querendo fazer uma boneca estilo mangá...eu já faço umas besteiras em biscuit..será q funciona com biscuit fazendo esse esqueleto de arame? o biscuit seca rápido...qual o tempo de secagem da durepoxi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!!! Obrigado pela pergunta, então você pode fazer a estrutura de arame para o biscuit também, a peça vai ficar bem mais firme, lembrando que você deve fazer o volume como eu citei no passo á passo.
      Respondendo ao epoxi,é um pouco diferente do biscuit, e bem melhor para trabalhar detalhes e texturas, existe uma outra técnica que você só vai saber tentando, vai aprender e evoluir bastante. Existe outras massas bem melhores que o epoxi,assim como Clay, plastilina, cera...
      Em breve estarei postando trabalhos feitos com essas massas profissionais.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Muito massa seu trabalho, sou Artista Plastica, mas meu dom mesmo é a pintura, olha ensino numa escola e vou ensinar meus alunos da 5 serie sua tecnica, vou pedir para eles fazerem como se vêem... muito massa e bem explicadinho amei, um xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!!!! Que bom que gostou, fico feliz em ajudar!!

      Excluir
  6. sensacional, cara!!! vou começar um projeto hj baseado em sua técnica!

    ResponderExcluir
  7. Eu faço dioramas de oficinas de motos e irei fazer os mecânicos agora!

    ResponderExcluir
  8. Pode ser feito com massa de biscuit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Annie!
      Pode, mas o biscuit é uma massa bem diferente do epóxi, pesquise mais sobre as técnicas.

      Excluir
  9. onde consigo um jogo de ferramentas, e quanto custa.

    ResponderExcluir